Sobre o PET-EQ

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O PET – Programa de Educação Tutorial – foi criado e implantado em 1979, com o nome inicial de Programa Especial de Treinamento, pela CAPES. A partir do ano 2000, o programa passou a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC.

Caracterizado pela atuação na tríade de uma universidade (a pesquisa, o ensino e a extensão), o Programa de Educação Tutorial é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. Espera-se do aluno capacidade de leitura, pesquisa, iniciativa, crítica, trabalho em equipe, expressão oral e argumentação.

Os alunos são selecionados e ingressam no Programa a partir do segundo semestre do curso. Até o final da graduação, são comprometidos com vinte horas semanais de dedicação ao PET, sendo necessário manter o coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) igual ou superior a 6 (seis) e admitida, no máximo, uma reprovação curricular.

O PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem, e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor e atuação coletiva, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Nesse sentido, o objetivo é proporcionar uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

O Programa de Educação Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem, o PET não visa apenas proporcionar aos seus alunos e demais graduandos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.

Tendo iniciado com apenas três grupos, a título de experiência, hoje conta com mais de 842 grupos distribuídos entre 121 instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país, envolvendo mais de 10.000 estudantes. Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), são ao todo dez grupos PET: Administração, Antropologia, Computação, Economia, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

O Grupo PET Engenharia Química – PET-EQ