Histórico do Curso

Histórico do Curso

O Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), antigo Campus II da UAEQ01Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi criado pela Resolução Nº 51/77 do Conselho Universitário, datada de 05 de maio de 1977, iniciando suas atividades no segundo período de 1977, sendo um dos primeiros cursos de Engenharia Química a ser criado em todo o Norte e Nordeste do Brasil. O reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) deu-se pelo Decreto Nº 83.390 de 02 de maio de 1979.


 A estrutura curricular inicial do curso de graduação em Engenharia Química, estabelecida pela Resolução 25/77 do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba (CONSEPE/UFPB), datada de 28 de abril de 1977, é fruto da incorporação do curso de Química da então Universidade Regional do Nordeste (atual Universidade Estadual da Paraíba – UEPB), estipulava que o curso deveria ter uma carga horária de 3.910 h, com 252 créditos.

No mesmo ano, mais precisamente em 26 de dezembro de 1977, a estrutura inicial foi modificada por nova Resolução do CONSEPE/UFPB (60/77), alterando sua carga horária para 3.955 h, com 254 créditos. Uma vez que o corpo docente inicial era constituído, na sua grande maioria por Químicos, a primeira estrutura curricular era constituída por disciplinas de Química e não de Engenharia Química.

Nos seus mais de vinte anos, o curso conseguiu a formação de um montante de
500 (quinhentos) engenheiros. Destes, uma parcela considerável foi absorvida pelo mercado de trabalho, enquanto outra parte dos egressos ingressou em programas de pós-graduação nas mais diferentes Instituições de Ensino do País.

Seja nas empresas ou em programas de pós-graduação, os egressos do curso de Engenharia Química da UFCG vêm se destacando nas regiões Norte e Nordeste. Em se tratando de empresas, a UAEQ possui convênios com empresas que são expoente no Brasil, entre elas podemos citar: Petrobrás, Alumar, Braskem e Alunorte.


A estrutura curricular do curso sofreu mais duas reformas, uma em 27 de maio de 1981 e a última em 21 de março de 1990, bem como, três adaptações. A última estrutura curricular apresentava uma duração mínima de 10 períodos, com 262 créditos e uma carga horária de 4170 horas. A reformulação curricular de 1990 teve como objetivo primordial tornar o curso mais próximo da realidade da Engenharia Química.

As responsabilidades de um curso de Engenharia vão além de reproduzir o passado e os modelos atuais. A principal preocupação na formação de nossos egressos deverá estar identificada com a proposta de construir o futuro, que poderá assumir uma multiplicidade de formas.
O Curso de Graduação em Engenharia Química da UFCG buscará uma compreensão mais global do conhecimento técnico e científico. Sob este ponto de vista, esse projeto pretende oferecer um ensino de engenharia que desperte o interesse científico e a aplicação na solução de problemas reais.